Seu CNPJ está aberto. As vendas começaram a surgir. Eis que pinta aquela dúvida: "quando devo fazer a nota fiscal dos meus serviços?". Muitos empreendedores acreditam que a nota fiscal deve ser feita no momento do pagamento pelo cliente. Será esse o entendimento correto?
Vem com a gente que vamos te mostrar:
E se preferir, temos um breve vídeo sobre o assunto:
O que é a nota fiscal?
Os CNPJs em geral têm duas obrigações: a principal e a acessória.
A nota fiscal de serviços eletrônica (NFSe) é uma obrigação acessória. É considerado um documento fiscal. E ele precisa ser autorizado pela Prefeitura Municipal de onde seu CNPJ estiver domiciliado.
Além da emissão da nota fiscal, as empresas também devem entregar declarações e prestar informações a vários órgãos arrecadadores. Tudo isso faz parte da categoria de obrigações acessórias.
"E o que é a obrigação principal?", você deve se perguntar. E respondemos: o pagamento do imposto. Ou seja, além de pagar o imposto o contribuinte deve emitir o documento fiscal.
Quando emitir a NFSe?
O momento de emissão da NFSe é no fato gerador do serviço. Este fato é o momento em que o serviço for efetivamente prestado, sem levar em consideração seu pagamento pelo cliente.
Exemplo:
Serviço executado pelo prestador em 01/01/2020
Pagamento realizado pelo cliente em 05/02/2020
Qual o dia do fato gerador? O dia 01/01/2020. E nesta data a NFSe deve ser emitida.
E a emissão da NFSe está diretamente relacionada ao cálculo e pagamento do seu DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Ver post: Quando vence o imposto da minha empresa no Simples Nacional?
Como emitir a NFSe
A prestação de serviços envolve um imposto que é administrado pelas Prefeituras Municipais de todo o país. Este imposto é o ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza). E você paga este imposto dentro do seu DAS, juntamente dos demais tributos. Ver post: Quando vence o imposto da minha empresa no Simples Nacional?
Por essa razão a NFSe é emitida pelo site da Prefeitura Municipal de onde seu CNPJ estiver domiciliada. O sistema é gratuito e cada prefeitura possui seu site específico para isso.
Para as empresas de Vitória, capital do ES, temos um breve manual de como se cadastrar e emitir sua primeira nota fiscal. Só acessar clicando aqui.
Para as empresas de Vila Velha, também no ES, temos esse vídeo a seguir:
Se sua empresa estiver domiciliada em outro município pelo Brasil, procure a respectiva prefeitura, no setor de finanças ou de nota fiscal, para lhe auxiliar. Pelas experiências que temos com alguns clientes, o contato e os passos são bem tranquilos.
Ah, e se você for cliente ContStart, mensalmente conseguimos acessar suas NFSe emitidas para o cálculo do seu DAS. Você não precisa enviar cópias das notas para nós!
Comments